quarta-feira, 13 de agosto de 2014

3º Fórum de Bicicletas Manaus - Mobilidade em debate em Manaus. .

Manaus viveu 4 dias debatendo os beneficios do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo. Aos que estiveram presentes ao evento, ficou aquela sensação de “dever a cumprir”.
O 3º Fórum de Bicicletas Manaus, coordenado pelo Movimento Pedala Manaus cumpriu um excelente papel expondo as condições atuais do sistema de transporte e oferecendo alternativas viáveis para que todos (poder público, iniciativa privada e sociedade civil) contribuam não somente com um trânsito de [ paz ], mas com uma sociedade mais humana.

Ficou claro que a transformação na “cidade que queremos” depende de nossas ações na “cidade que temos”. Como fazer isso ? Os palestrantes explicaram o passo a passo nos 4 dias do fórum.

Nas palavras de Therbio Felipe, “precisamos de agentes de transformação e não reclamadores compulsórios”. Já Zé Lobo, fundador e presidente da Transporte Ativo, observa o futuro das cidades utilizando a bicicleta como meio de transporte “definitivo” e o carro como alternativo. Renata Falzoni, repórter da ESPN, explicou em números o quanto as cidades, como São Paulo, melhoram a qualidade de vida a partir de investimentos em estrutura para este modal – a bicicleta. (veja vídeo) Deixou claro que a maioria das transformações ocorridas foram empurradas pela sociedade civil – aí um dos motivos para se incentivar a participação de todos nessas mudanças.


Depois do 3º Fórum de Bicicletas Manaus vemos o quanto as cidades precisam dar mais atenção não em locais de lazer para os ciclistas, mas em estrutura para que os mesmos possam se deslocar de casa para o trabalho e outros lugares. Interligar vias importantes com segurança para os ciclistas e . . . a lista é grande, e o trabalho também ! Mas alguém precisa fazer .
Enquanto isso, do 2º Fórum pra cá, observamos os trabalhos desenvolvidos pelo Movimento Pedala Manaus . É digno de elogio o que eles tem realizado ao lado de vários voluntários dentro da capital do Amazonas. Colocado a mão na massa, informado a população com campanhas educativas, pintado ciclofaixas, instalado pontos de reparos para as magrelas pela cidade. Isso deixa claro que ações dão resultado - ficar sentado não. "Sejamos a transformação que queremos ver no mundo."
A bicicleta chegou pra ficar. Seja bem vinda , a cidade agradece !



A seguir, assista ao vídeo com breves cenas e comentários que retrata um pouco do que foi o 3º Fórum de Bicicletas Manaus e qual a sua importância para nós – não nós ciclistas, mas todos nós que desejamos uma cidade para pessoas .
Enquanto essa cidade não chega, vamos vivendo este mundo paralelo, lutando pela paz no trânsito. A música single da banda “Mundo Paralelo”, trilha do vídeo a seguir, vem bem a calhar no tema da bicicleta vivida em Manaus.

Assista, escute e reflita.
Depois, bura pedalar – porque pedalar faz bem.




Escute a trilha completa pelo soundcloud:


4o Forum de Bicicletas Manaus  Papo bicicleta - Dicas e Sugestões! Pedal em família faz muito bem!