Pedala Manaus

12 Dicas para um Pedal Seguro

No post anterior (para ler clique aqui) comentei alguns preparativos básicos que o bom ciclista deve fazer antes de sair para pedalar. É claro que é apenas o princípio e há muito mais coisas a se preocupar. Publicarei mais informações num post a frente.

Agora, após estarmos devidamente equipados podemos desbravar a cidade e pedalar. Porém, todo cuidado é pouco!
Se você pretende usar a bike como meio de transporte, lazer ou esporte, separei algumas dicas importantes para você circular pela cidade com mais segurança.


Lembrando que educação no trânsito e um sorriso no rosto gera respeito por onde passamos.


CAPACETE
.
Apesar do uso do capacete não ser obrigatório, ele leva uma segurança a mais para o ciclista (seja ele iniciante ou veterano). Se conversar com algum ciclista que já se acidentou montado numa bike, notará que um grande percentual se livrou de complicações maiores por estar de capacete.
Vai ali na padaria? No mercadinho? No outro quarteirão? Seja qual for a distancia, o capacete pode salvar a sua vida.





PROTETOR SOLAR e MANGUITO
.
Independente da força do sol, a luz do dia ou da tarde pedem o uso protetor solar. É obrigatório!
O uso do manguito é opcional - ele reforça a proteção mas não dispensa o uso do protetor solar.



 

ÓCULOS DE PROTEÇÃO
.
Quando pedalamos, estamos a mercê do ambiente em nossa volta. Poeira, terra, água, insetos, sujeira e qualquer coisa que possa entrar nos olhos e causar algum acidente são evitados com o uso do óculos. Óculos também são uma boa opção contra os raios UVA e UVB.





ROUPAS ADEQUADAS
.
Não se camufle em meio ao trânsito. APAREÇA!
O ciclista precisa ser visto pelos motoristas e motociclistas. Não use roupas de cores escuras, opacas, e estampa que pareça camuflagem de asfalto e cimento. USE CORES VIVAS, ALEGRES, CHAME ATENÇÃO!
O site Escola da Bicicleta contém algumas dicas excelentes sobre os cuidados que devemos ter com a vestimenta. Clique aqui e veja.


Para quem gosta de trilhas e percursos mais "naturébas", lembre-se de que no meio do mato existem galhos, mosquitos e outros seres que podem cortar, furar ou machucar e que é você quem está no ambiente deles. Previna-se! Blusa de Manga longa e calça normalmente são uma boa escolha. Em outros ambientes Blusas/Bermundas (manga longa ou curta, bermuda ou calça) não há sugestão, ficam a critério do pedaleiro.
 

Luzes que piscam são excelentes
para se usar no pedal noturno.

REFLETORES E LUZES DE SINALIZAÇÃO
.
Refletores são indispensáveis na bike. Lanternas, pisca-piscas podem perder seu uso se não houver bateria ou se você simplesmente esquecer de ligá-los! Os refletores não precisam de energia para funcionar. Tenha um bom jogo deles instalados em sua bike!
Mas se o sol se esconder atrás do horizonte, e você possuir um bom jogo de lanternas sinalizadoras, faça bom uso delas. Sem esquecer: Brancas na frente e vermelhas atrás.

NOTA:
O facho de luz não deve ser regulado de forma a apontar para os olhos dos motoristas.



RESPEITE AS LEIS DE TRÂNSITO
.
• O ciclista, ao pedalar, deixa de ser pedestre e precisa respeitar as leis que imperam no trânsito.
• O pedestre SEMPRE tem a preferência. Respeite-o!
• Pare nos sinais vermelhos e siga sua viagem no sinal verde. Tenha paciência. Não dê uma de esperto!


Não converse ao celular quando estiver pedalando, nem use fone de ouvido. Ouvir o trânsito é importante. Não vacile!

Ao parar nos sinais de trânsito, de preferência, fique sempre a frente dos veículos, não ao lado deles.


Pedale sempre a direita da pista.

PEDALE A DIREITA - NUNCA NA CONTRAMÃO
.
Na lei de trânsito, os veículos trafegam em faixas de acordo com sua velocidade. Os mais lentos devem ficar a direita, os mais rápidos devem utilizar a esquerda para a ultrapassagem.
 É verdade que hoje em dia a bicicleta é o veículo mais rápido do trânsito. Porém, não é comum observamos um ciclista percorrendo a via a 500km/h. Se não for fazer alguma ultrapassagem ou pegar a próxima rua a esquerda, evite a esquerda da via desnecessariamente.
Procure ficar a 1 metro da alçada ou de um obstáculo, como carro estacionado, ainda mais se houver alguém dentro dele. Mude de faixa só em situações extremas de congestionamento. Observe antes se há carro ultrapassando e volte rápido para a faixa a direita da pista.



SINALIZE O QUE VAI FAZER, ANTES DE FAZER!

COMUNIQUE-SE!
Motoristas não podem prever o futuro.
• Sinalize com a mão o que irá fazer. Erga a mão para o lado que irá dobrar.
• Se for parar, levante a mão para o alto (neste caso, evite levantar a mão que você utiliza para acionar o freio traseiro).


SEJA GENTE BOA!
Sempre que observar a boa receptividade e o respeito dos motoristas e pedestres: agradeça, acene, dê um sorriso. Gentileza gera gentileza.


Motoristas, motociclistas e ciclistas
compartilham a via!

ATENÇÃO NOS ÔNIBUS E OUTROS VEÍCULOS!

Evite ultrapassar ônibus que estejam pegando passageiros (a não ser que a via esteja tranquila e o busão tenha acabado de parar para pegar muuuitos passageiros). Ele pode sair da parada sem notar que você está tentando ultrapassa-lo ou até mesmo pode lhe colocar involuntariamente entre dois veículos. Evite se colocar em uma posição de risco. Seja paciente no trânsito! Sua única vida e sua família agradecem!

ATENÇÃO!
Cuidado com os carros parados. Motoristas descuidados abrem a porta sem observar se vem algum veículo ou não. Você pode ser a vítima a ir de encontro com uma porta recém-aberta.

10»
CUIDADO NAS CURVAS!

Diminua a velocidade quando for fazer curvas, mesmo que não seja em cruzamentos.
Nas curvas normalmente concentram-se areia, sujeira e outros resíduos em certos trechos. Em contato com o pneu, os resíduos o farão deslizar com a bike. Queda quase certa!



11»
OLHA A CHUVA!

Apesar de haver ciclistas como eu que tem prazer em pedalar na chuva ou que simplesmente pedalam debaixo do toró por que não teve escolha, não se recomenda pedalar debaixo de chuva.
Não pelo simples fato de a pista ficar mais escorregadia, mas também pela visibilidade do ciclista e do motorista ficar bastante prejudicada.

Mas se a chuva lhe pegou no meio do caminho? Atenção redobrada!
• Verifique seus sinalizadores, ligue suas lanternas e pisca-piscas.
• Cuidado ao passar em cima das passagens de pedestres pintadas no chão ou qualquer outra forma de sinalização no asfalto. As tintas utilizadas são escorregadias quando molhadas.


12»
ATENÇÃO SEMPRE!

Pedalar e bão demais! Apreciar a paisagem e sentir o vento no rosto é prazeroso demais.
Mas não esqueça: "de bike, você é o veículo mais vulnerável na pista". Atenção redobrada!


ATENÇÃO!
Pedale por você, pelos pedestres e pelos motoristas!


Lembrando que "gentileza gera gentileza" e "respeito gera respeito".
Agora vá pedalar!!! E com um sorriso no rosto!


Categoria

  • (1)
  • (10)
  • (15)
  • (3)
  • (1)
  • (10)
  • (4)
  • (2)
  • (4)
  • (3)
  • (2)
  • (1)
  • (2)
  • (7)
  • (10)
  • (10)
  • (1)
  • (2)
  • (5)

Mobilidade Urbana News